Quem é o Homem do Trololó?

  1. FkDk
  2. Cultura
  3. Quem é o Homem do Trololó?

Há um mês mais ou menos virou febre na Internet um vídeo que muitos chamaram apenas de Trololo. É um vídeo de 1976 em que aparece o barítono russo Eduard Khil vocalizando uma canção chamada (em tradução livre) "Estou Feliz Porque Finalmente Estou Voltando para Casa". No final da página você pode conferir o videoclip inclusive com legendas.

Todo mundo (ou seja, muita gente) republicou o vídeo em seus sites, tuitou a respeito, mas até então eu não tinha ficado completamente satisfeito. Embora a canção seja realmente viciante (talvez pela simplicidade e repetição, sei lá) eu queria saber mais a respeito daquele magricelo com um vozeirão trinitoante.

Nascido em 1934 na Rússia, ele acabou adquirindo alguma fama e projeção no seu país na década de 1970. Era uma época difícil, na qual a liberdade de expressão era muito cerceada, o governo censurava tudo, e para que a produção cultural pudesse chegar ao público os artistas tinham de ser muito criativos, para poder ludibriar a "inteligência militar" que controlava a censura.

Em tempo: quando o Brasil passou pelo regime militar, artistas também precisaram usar de muita inteligência para burlar a censura, o que resultou nas mais belas composições da MPB, que atualmente parecem estar virando História apenas, não obstante talentos como Lenine, Zeca Baleiro, e outros, das gerações mais novas.

Então, quando Khil gravou o Trololó fê-lo porque a letra da música continha versos que os censores não deixariam passar de maneira alguma --- algo como: estou cavalgando um garanhão, para encontrar uma menina quente e úmida para me dar prazer. Para não matar a criação resolveram então trocar a letra pelo bom e velho Trololó.

A aparição deste vídeo na Internet --- ou o "meme" --- fizeram com que muitos "fãs" instantâneos enviassem pedidos para que Khil abandonasse sua aposentadoria e fizesse uma turnê mundial. Não consigo imaginar estádios lotados de gente em êxtase ouvindo e cantando o Trololó, mas o ser humano é mesmo um bicho muito estranho. Contudo, é pouco provável que Khil, aos 75 anos, abra mão do sossego e da provável diversão de cuidar da banda de rock do filho para encarar todo o estresse de uma turnê --- mesmo que seja só pelos bairros de Moscou.

Quantas estrelinhas este post merece?

Avaliação média: 4.5
Total de votos: 19
Quem é o Homem do Trololó?
Janio Sarmento

Janio Sarmento

Administrador de sistemas, CEO da PortoFácil, humanista, progressista, apreciador de computadores e bugigangas eletrônicas, acredita que os blogs nunca morrerão, por mais que as redes sociais pareçam tão sedutoras para as grandes massas.