Como Consultar Seguro Desemprego

Veja como consultar seguro desemprego pela Internet e descobrir quanto você tem para receber.


seguro desemprego

Seguro Desemprego é um auxílio pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e que trabalhavam sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o popular “de carteira assinada”.

A ideia é que com este valor a pessoa consiga se sustentar e pagar suas despesas até encontrar um novo emprego.

Para receber o seguro-desemprego é preciso, inicialmente, fazer uma solicitação na Caixa Econômica Federal. Depois de aprovada, chega a hora de consultar o valor das parcelas e o calendário de recebimento do dinheiro a que o trabalhador tem direito.

Consultar Seguro Desemprego via Internet

Para consultar o Seguro Desemprego pela Internet basta acessar o site da Caixa Econômica Federal. Será necessário informar o número do NIS e senha. Feito isso já será possível visualizar o resultado da consulta imediatamente: o saldo a que tem direito e as datas dos pagamentos.

Caso o trabalhador não tenha senha de acesso poderá fazer o cadastro na hora mesmo. E o número do NIS, para quem não souber, pode ser encontrado na carteira de trabalho.

Consultar Seguro Desemprego nas Agências da Caixa

A Caixa Federal também disponibiliza a consulta de Seguro Desemprego de maneira presencial em qualquer uma de suas agências.

O atendimento pode ser pessoal (sendo atendido por um funcionário do banco) ou nos caixas eletrônicos.

É importante que o trabalhador leve consigo o Cartão Cidadão e um documento de identificação com foto, como RG, CNH ou a própria carteira de trabalho.

Consultar Seguro Desemprego nas Casas Lotéricas

Por fim, o cidadão que desejar consultar seu Seguro Desemprego também poderá contar com as casas lotéricas. É indispensável levar os mesmos documentos indicados para consulta nas agências da Caixa Econômica Federal.

Caso o trabalhador já tenha alguma parcela liberada, além da consulta ele já poderá efetuar o saque do valor correspondente.

Observações Finais

O Seguro Desemprego fica depositado na conta do cidadão por até 90 dias. Se esse prazo passar e o dinheiro não for sacado, o dinheiro volta para a Caixa, e a pessoa não tem mais o que fazer.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.83
Total de Votos: 6

Como Consultar Seguro Desemprego

Comente!